Você pode fazer uma pessoa feliz agora, entre em contato conosco.

contato@sofic.com.br

SOFIC

SOCIEDADE DE FILANTROPIA COMUNITÁRIA
  • NOSSA ENTIDADE

    A Sociedade de Filantropia Comunitária – SOFIC, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, formada por um colegiado de entidades assistenciais do município de Sumaré, sendo:
    • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sumaré – APAE
    • Associação Pestalozzi de Sumaré
    • Associação Recanto Tia Cecília
    • Caminho de Luz – CALUZ
    • Centro Educacional Rebouças – CER
    • Grupo de Apoio NISFRAM
    • Instituto de Promoção do Menor de Sumaré – IPMS
    • Instituto Educacional e Assistencial Pio XII
    • Instituto Social e Educacional Bem Querer para Sustentabilidade Comunitária – IBQ
    • Sociedade Beneficente São Judas Tadeu
    • Sociedade Humana Despertar – SHD

    MISSÃO

    Nosso objetivo: contribuir para a formação de cidadãos conscientes.

    VISÃO

    Nosso legado: ser referência no atendimento educacional e social humanizado.

  • NOSSOS SERVIÇOS

    O objetivo do trabalho em rede é articular as entidades colegiadas para contribuir na criação e realização de políticas públicas, em parceria com o poder público, e desenvolver iniciativas que busquem a autossustentabilidade destas organizações.

    A SOFIC tem por característica desenvolver atividades de assessoramento e de defesa e garantia de direitos que compõem o conjunto de ofertas e atenções da política pública de assistência social articuladas à rede sócio assistencial, que atendam a demanda na ordem prioritária estabelecida pelo município, para os serviços de assistência social. A sistematização e disseminação de projetos; produção e socialização de estudos e pesquisas; formação político-cidadã de grupos populares; desenvolvimento de ações de monitoramento e controle popular sobre o alcance de direitos sociassistenciais.

    Os principais recursos deste colegiado provêm da promoção e participação em eventos beneficentes, como almoços, jantares e festas típicas e tradicionais que ocorrem em empresas parceiras e em espaços públicos. O colegiado recebe ainda subvenção da Prefeitura Municipal de Sumaré e do Programa Nota Fiscal Solidária operacionalizado pela SOFIC.

    Atualmente executa, com base no assessoramento a promoção de espaços coletivos de Inclusão Produtiva como:
    – vivências de experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima, autonomia e sustentabilidade através da “Loja Social”;
    – mobilização e fortalecimento de Redes Sociais de apoio e mobilização para a Cidadania, como o 1º Fundo Comunitário Programa “Nota Fiscal Solidária”.
    – Outra fonte de captação de recursos da SOFIC é o Projeto Participação, que tem parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Entre as iniciativas desse projeto estão: café da manhã nas entidades (onde estas são apresentadas aos empresários e lideranças municipais), Feira Solidária (exposição e comercialização de artesanatos e produtos das entidades em empresas do município) e estímulo ao desenvolvimento de projetos junto a Leis de Incentivos Fiscais. O Projeto Participação tem como objetivo central proporcionar apoio à administração das entidades.

  • VALORES

    Nossas escolhas: amor, confiança, comprometimento, família, ética.

    COMO COLABORAR

    – Doação de cupons no Programa Nota Fiscal Solidária
    – Conta bancária
    – Serviço voluntário.

    Você também pode realizar doações de parte do seu Imposto de Renda através dos Fundos dos Conselhos Municipais de Direitos: das Pessoa com Deficiência; da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, contribuindo com nossas Entidades Colegiadas.
    Pessoa Física: até o limite de 6%
    Pessoa Jurídica: até o limite de 1%

  • ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

    Fundada em 25 de Setembro de 2001, a SOFIC é administrada pelas organizações assistenciais que atuam no município de Sumaré. Atualmente é composta por um colegiado de 11 entidades assistenciais inscritas e cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Os diretores de todas as entidades são voluntários e não recebem nenhuma remuneração.

    A SOFIC atua no trabalho de mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio e mobilização para a cidadania, como o 1° Fundo Comunitário Programa “ Nota Fiscal Solidária”, amparada pela lei municipal n° 4,968 de abril de 2010.

    Este programa visa arrecadar fundos para todas as instituições cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social, por meio da coleta de cupons fiscais emitidos pelos estabelecimentos comerciais participantes e que não são utilizados pelos clientes para a troca pela Nota Fiscal Paulista. Esses cupons são recolhidos pelas entidades do colegiado participante e posteriormente direcionados à “entidade-mãe” como se trata de um fundo para captação de recursos, foi criado um conselho próprio para gerenciar os recursos. Este é representado pelas entidades APAE, CER, CMAS, CALUZ, IBQ, SHD e SOFIC. A cada seis meses, quando estes recursos são repassados pela Secretária de Estado da Fazenda, são realizados a divisão e o repasse dos mesmos às entidades participantes. Historicamente, esta foi a primeira ação coletiva realizada pelas entidades assistenciais do município.

     

  • PARCEIROS