Você pode fazer uma pessoa feliz agora, entre em contato conosco.

contato@sofic.org.br

SOFIC

SOCIEDADE DE FILANTROPIA COMUNITÁRIA
  • NOSSA ENTIDADE

    A Sociedade de Filantropia Comunitária – SOFIC, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, formada por um colegiado de organizações assistenciais do município de Sumaré, sendo:
    • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sumaré – APAE
    • Associação Pestalozzi de Sumaré
    • Associação Recanto Tia Cecília
    • Caminho de Luz – CALUZ
    • Centro Educacional Rebouças – CER
    • Grupo de Apoio NISFRAM
    • Instituto de Promoção do Menor de Sumaré – IPMS
    • Instituto Educacional e Assistencial Pio XII
    • Instituto Social e Educacional Bem Querer para Sustentabilidade Comunitária – IBQ
    • Sociedade Beneficente São Judas Tadeu
    • Sociedade Humana Despertar – SHD

    MISSÃO

    Promover e fomentar o desenvolvimento social, econômico, cultural e humano por meio da articulação da sociedade civil e das organizações comunitárias.

     

  • NOSSOS SERVIÇOS

    O objetivo do trabalho em rede é articular as organizações colegiadas para contribuir na criação e realização de políticas públicas, em parceria com o poder público, e desenvolver iniciativas que busquem a autossustentabilidade destas organizações.

    A SOFIC tem por característica desenvolver atividades de assessoramento e de defesa e garantia de direitos que compõem o conjunto de ofertas e atenções da política pública de assistência social articuladas à rede sócio assistencial, que atendam a demanda na ordem prioritária estabelecida pelo município, para os serviços de assistência social. A sistematização e disseminação de projetos; produção e socialização de estudos e pesquisas; formação político-cidadã de grupos populares; desenvolvimento de ações de monitoramento e controle popular sobre o alcance de direitos sociassistenciais.

    Os principais recursos deste colegiado provêm da promoção e participação em eventos beneficentes, como almoços, jantares e festas típicas e tradicionais que ocorrem em empresas parceiras e em espaços públicos. O colegiado recebe ainda recursos municipais para implementação das ações.

    Atualmente executa a manutenção de serviços de assessoria e fomento a atividades e serviços sócios assistenciais e comunitários, articulando com as organizações sociais e trabalhando em rede.

  •  

    COMO COLABORAR

    – Doação de cupons da Nota Fiscal Paulista via app.

    img-app-google

    – Conta bancária
    – Serviço voluntário.

    Você também pode realizar doações de parte do seu Imposto de Renda através dos Fundos dos Conselhos Municipais de Direitos: das Pessoa com Deficiência; da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, contribuindo com nossas Organizações Colegiadas.

    Pessoa Física: até o limite de 6%;
    Pessoa Jurídica: até o limite de 1%;

  • ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

    Fundada em 25 de Setembro de 2001, a SOFIC é administrada pelas organizações assistenciais que atuam no município de Sumaré. Atualmente é composta por um colegiado de 11 organizações assistenciais inscritas e cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Os diretores de todas as entidades são voluntários e não recebem nenhuma remuneração.

    A SOFIC atua no trabalho de mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio e mobilização para a cidadania, como o 1° Fundo Comunitário Programa “ Nota Fiscal Solidária”, amparada pela lei municipal n° 4,968 de abril de 2010, que historicamente, foi a primeira ação coletiva realizada pelas organizações assistenciais do município.

    Assessora de forma continuada, permanente e planejada, a prestação de serviços e execução de programas, serviços ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento das organizações de atendimentos a usuários e famílias em vulnerabilidade pela falta de acesso a renda, formando e capacitando lideranças, dirigidas ao público da politica de assistência social, nos termos da lei nº 8.742 de 1993 e respeitadas as deliberações do CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social.

     

  • PARCEIROS