Você pode fazer uma pessoa feliz agora, entre em contato conosco.

contato@sofic.com.br

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SUMARÉ - APAE

  • A Entidade

    DATA DE FUNDAÇÃOFundada em 24 de Julho de 1974

    A APAE de Sumaré é uma associação civil, filantrópica, de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos.

  • MISSÃO

    Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

    COM QUEM

    A APAE de Sumaré se mantém com recursos financeiros: Subvenção, Convênios, Recursos Próprios.

    O QUE FAZ

    Realiza atendimento especializado às pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor nas ÁREAS SOCIAL, DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO.

  • PARA QUEM 

    • Pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
    • Deficiência intelectual
    • Múltipla e/ou com Transtorno Global do • Desenvolvimento que necessitam de apoio pervasivo.

    QUEM ATENDE

    Atualmente atendemos 300 pessoas com deficiência intelectual e ou múltiplo desde o nascimento sem limite de idade para o desligamento, por profissionais qualificados e especializados nas áreas da Educação, Saúde, Social e Trabalho.

  • ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • ÁREA SOCIAL

    A área de assistência social de defesa e garantia de direitos realiza o atendimento ao usuários, suas família, grupos psicossociais, grupos de geração de renda através de artesanatos; preparação e inclusão no mercado de trabalho via lei de cotas por meio de apoio profissional; e atendimento em Centro Dia para os usuários em processo de envelhecimento com atividades de convivência, sócio- ocupacional, cultural e de lazer.

    ÁREA DA SAÚDE

    A área de saúde oferece orientação sobre prevenção das deficiências, estimulação essencial (0 a 3 anos e 11 meses), atendimento aos usuários de habilitação e/ou reabilitação com equipe multidisciplinar, reeducação das funções cognitivas, sensoriais e de integração sensorial e atividades de vida diária e prática, consultas e procedimentos médicos, atenção à saúde bucal, enfermagem, confecção de órteses e projetos culturais (dança e musicalidade).

  • ÁREA DA EDUCAÇÃO

    Na área educacional, a entidade mantém a Escola de Educação especial que engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação Especial para o Trabalho onde participam de aulas como Arte, Educação Física, informática, sala de brinquedoteca, dança em parceria com a saúde e estimulação sensorial, favorecendo o processo de aprendizagem.

    Mantém também o Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento de alunos com Deficiência Intelectual incluídos em escolas da rede regular de ensino do município; facilitar o processo ensino/aprendizagem por meio de atendimentos que acontecem semanalmente na instituição, garantindo a permanência deste aluno na escola e participação efetiva nas atividades; fornecer orientações aos professores e escola em relação à inclusão, deficiência e Adaptação Curricular.

    A APAE, além de receber verbas dos governos Municipal, estadual e Federal, ainda necessita captar recursos de diversas formas, como o telemarketing, empresa solidária, promoções e doações.

  • Entre em Contato