Você pode fazer uma pessoa feliz agora, entre em contato conosco.

contato@sofic.org.br

CAMINHO DE LUZ - CALUZ

  • A Entidade

    DATA DE FUNDAÇÃOFundada em 26 de fevereiro de 2007

    Entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, fundada em 26 de fevereiro de 2007, destinada ao apoio de pessoas em situação de rua, cuja missão institucional é Acolher, AMAR e Cuidar, devolvendo aos nossos usuários dignidade, respeito e garantia de seus direitos (previstos na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos).

  • MISSÃO

    A CALUZ presta apoio a pessoas em situação de extrema pobreza, amparo, proteção e assistência social, cujos direitos básicos encontram-se violados materialmente ou moralmente, sem distinção ou preconceito de raça, cor, sexo, idade, condição social, credo politico ou religioso e/ou quaisquer outras formar de discriminação.

    A entidade tem o compromisso de defender pessoas idosas vitimas de abandono e maus tratos, visando a promoção humana, na garantida de direitos a integridade física e mental, proporcionando assistência material, moral, intelectual, social, espiritual, em condições de liberdade e dignidade. Atende também pessoas consideradas dependentes de substancias químicas no município de Sumaré, promovendo, em qualquer segmento da sociedade civil, atividades que comportem orientação, prevenção e combate à dependência química por meio de palestras, conferências, seminários, debates e outros meios sugeridos.

    VISÃO

    Por meio de sua assistência social, a CALUZ oferece à população em situação de rua serviço de acolhimento institucional para pessoas do sexo masculino a partir dos 18 anos. A entidade assegura atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novo projeto de vida, fora das ruas, ou em extrema vulnerabilidade social, em geral, dependentes de algum tipo de substância química, como álcool/droga, apresentando violação de direitos e necessitando de proteção especial.

    O programa direcionado à população idosa oferece serviço de acolhimento institucional, objetivando assegurar a convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso a atividades culturais, educativas, lúdicas e lazer na comunidade. Acolhe ainda pessoas que não apresentam condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violências e negligência, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

  • VALORES

    Entre os trabalhos realizados neste período de existência estão o restabelecimento de vínculos familiares, garantia dos direitos básicos(moradia, alimentação, higiene, saúde) e direitos civis, por meio da regularização de documentos.

    QUEM ATENDE 

    Atende em media 30 pessoas mensalmente do sexo masculino que possuem vínculos no município de Sumaré ou que estejam na região, que se encontram em situação de rua ou extrema vulnerabilidade social. Todos dependentes de algum tipo de substância química.

  • ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

    Desde sua instituição, em 26 de Fevereiro de 2007, a CALUZ já realizou cerca de 300 atendimentos para pessoas de diversos estados do Brasil (Ceará, Alagoas, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Pará, entre outros). Dessa forma, já foi possibilitado o retorno ao convívio familiar de aproximadamente 50 pessoas. Um caso de maior relevância de reintegração foi o de um atendido com problemas mentais, encontrado nas ruas de Sumaré, procedente da cidade de Marabá-PA, cuja família não via mais esperanças de encontra-lo vivo.

    Uma das estratégias mais importantes do programa está no restabelecimento de vínculos familiares. Este visa ainda gerar espaço para inserir socialmente indivíduos que sofreram ruptura ou excessiva fragilização das relações estabelecidas na vida, bem como eliminar a ociosidade, possibilitar a geração de renda, criar trabalho, promover questões subjetivas (valorização e satisfação) e trabalhar questões pertinentes a planejamento e gerenciamento de recursos.

    FINALIDADES E OBJETIVOS ESTATUTÁRIOS

    A CALUZ oferece total apoio a pessoas em situação de extrema pobreza, promovendo atividades que comportem orientação, prevenção por meio de palestras, conferências, seminários, debates e outros meios sugeridos.

    A entidade tem como grande objetivo firmar convênios, contratos, parcerias, acordos ou ajustes com órgãos dos poderes constituídos da administração direta ou indireta – municipais, regionais, estadual ou federal – e agencias de desenvolvimentos governamentais ou não, na circunscrição municipal, regional, estadual ou federal, com o intuito de subsidiar as tarefas, ações, atividades ou serviços da entidade.

    Tem ainda a finalidade de constitui-se enquanto um elemento articulador, facilitador e propositor de ações de desenvolvimento sustentável de carácter social, econômico e ambiental na área de sua abrangência; além de desenvolver o espírito comunitário e solidário entre os associados, comunidade ou entidades envolvidas.

  • Entre em Contato

    • Endereço

      Unidade 1 (idosos) – Rua Ceará, 330/352, Nova Veneza, Sumaré
      Unidade 2 (adultos) – Rua Rio Grande do Norte, 205, Nova Veneza, Sumaré

    • Telefone e E-mail

      Unidade 1: (19) 3828-6931
      Unidade 2: (19) 3803-3133
      caminhodeluz26@yahoo.com.br
      http://www.caluz.org.br/

    • Horários de Atendimento

      Segunda – Sexta
      8.00 am – 5.00 pm