Você pode fazer uma pessoa feliz agora, entre em contato conosco.

contato@sofic.org.br

INSTITUTO SOCIAL E EDUCACIONAL BEM QUERER PARA A SUSTENTABILIDADE COMUNITÁRIA – IBQ

  • A Entidade

    Instituto Bem Querer é fruto do sonho de 4 amigas, que unidas, acreditaram no poder do desenvolvimento social. Atua na macro região de Campinas ( RMC ), por meio de soluções sociais voltadas ao desenvolvimento humano.
    Só em 2009, são quase 100 crianças e jovens beneficiados em 8 bairros da cidade de Sumaré. Em 2010 o atendimento foi ampliado em 40%.

  • MISSÃO

    Promover a sustentabilidade comunitária por meio da educação básica, complementar e cultural, da assistência social e do exercício de seu papel cidadão, a fim de que sua ação protagonista a conduza à verdadeira melhoria da qualidade de vida.

    PÚBLICO ALVO

    Crianças, adolescentes e jovens da região onde se localiza; surdos e deficientes auditivos do Município de Sumaré.

    VISÃO

    Promover com agilidade e em níveis exemplares a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade do município.

  • VALORES

    Atuar com transparência e ética em todos os seus relacionamentos e ações, promovendo o bem social de maneira sustentável.

    OFERECE 

    • Projeto Mamãe Bem Querer
    • Atendimento a adolescentes em estado de abandono social, adolescentes com gravidez precoce e jovens mamães que necessitam receber formação de maneira plena.
    • Enxoval, carrinho e berço aos bebês
    • Reforço escolar e educação complementar para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
    • Projovem da região do São Domingos
    • Aulas de artesanato para usuários, famílias e população geral de Sumaré.
    • Programa de capacitação para
    geração de renda
    • Alimentação diária

  • ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

    O instituto Social e Educacional Bem Querer para a Sustentabilidade Comunitária iniciou suas atividades no município de Sumaré em 2009, quando um grupo de pessoas, conhecedoras das necessidades da comunidade dos bairros do entorno da região de São Domingos, uniu-se com o objetivo de oportunizar a educação cultural e complementar, prestar assistência social e propiciar conhecimento por meio de vivências que levassem à melhoria da qualidade de vida das famílias dessa região.

    Com esse intuito, e acreditando no desenvolvimento social dessa população, implantou no mesmo ano o Projeto Mamãe Bem Querer, voltado para o atendimento de adolescentes grávidas de 12 a 18 anos, oriundas de famílias do entorno e , posteriormente devido ao grande número existente, passou a atender adolescentes do município todo. E tudo se ampliou: os projetos em parcerias com o poder público e com as empresas, as unidades de atendimento em outras áreas do município, as faixas etárias cada vez mais abrangentes, a integração Inter geracional mais evidente.

    Assim chegaram o Projeto ìmã, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no contra turno escolar; o Projeto Fortalecer com Oficinas de Capacitação e Geração de Renda, para as famílias em situação de vulnerabilidade social; a Creche IBQzinho, com atendimento em educação infantil para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses e o Projeto Dança Comigo, atendendo idosos em situação de vulnerabilidade e isolamento social.

    Hoje, conta com equipe multidisciplinar bem mais diversificada, que desenvolve seus projetos de forma descentralizadas no município, principalmente nas três unidades de atendimento do IBQ, com a finalidade de promover, com agilidade e em níveis exemplares, a melhoria das condições de vida das famílias, promovendo o bem social de maneira sustentável.

    Durante sua trajetória recebeu os títulos de Utilidade Pública Municipal e Utilidade Pública Estadual, devido à relevância social e seriedade do trabalho prestado.

  • Entre em Contato

    • Endereço

      Unidade I – Rua do Café, 209, Vila Valle – Sumaré/SP
      Unidade II – Rua Três, 40, Jardim Nova Esperança – Sumaré/SP
      Unidade III – Rua Dr Honorino Fabri, 269 – Sumaré/SP

    • Telefone e E-mail
    • Horários de Atendimento

      Segunda – Sexta
      8.00 am – 5.00 pm