Você pode fazer uma pessoa feliz agora, entre em contato conosco.

contato@sofic.com.br

INSTITUTO DE PROMOÇÃO DO MENOR DE SUMARÉ – IPMS

  • A Entidade

    DATA DE FUNDAÇÃOFundada em 05 de Junho de 1974

    Fundada em 05/06/1970. A princípio o nome da Entidade era “ Pia Sociedade Dos Patrulheiros Mirins De Sumaré”, que atendia as crianças e adolescentes carentes do Município. Com o passar do tempo, visto as possibilidades de ampliação de suas atividades, a Diretoria reviu e reestruturou a Entidade que passou a denominar-se “Instituto De Promoção Do Menor De Sumaré”. Foram criados também dois departamentos para melhor execução dos trabalhos: Círculos de Amigos de Menor, Patrulheiro de Sumaré e a Escola de Iniciação Agro-Industrial. 

  • O instituto de Promoção do Menos de Sumaré – IPMS é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que capacita jovens da faixa etária dos 16 aos 18 anos de idade, alunos do ensino médio, para programa de aprendizagem previsto na lei 1097/2000. A lei estabelece para a empresa uma cota de aprendiz de 5% a 15% no seu quadro funcional, exceto para pequena e microempresa. O programa de aprendizagem na empresa possibilita ao aprendiz continuidade na formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

  • MISSÃO

    A entidade proporciona a oportunidade de desenvolvimento social e profissional aos jovens da comunidade, capacitando-os para programa de aprendizagem nas empresas parceiras, estimulando a busca pela autonomia intelectual e novos conhecimentos.

    O IPMS tem o compromisso de proporcionar aos aprendizes uma capacitação profissional, refeição e orientação nutricional, encaminhamento para aprendizagem nas empresas parceiras, carteira profissional, como aprendiz com registro feito pela entidade, bolsa de estudo, orientação e acompanhamento escolar, atendimento social psicológico, médico, odontológico e pedagógico.

    QUEM ATENDE

    O atendimento de adolescentes carentes de assistência básica e econômico-social, sem distinção de raça, credo político ou religioso, objetivando integrá-los na vida social, através da promoção, educação, recreação e aprendizagem profissional. Inicia-se quando o adolescente está com 15 anos de idade e após a fase de preparação, aos 16 anos é encaminhado para o estágio de aprendizagem. O término deste dá-se quando o adolescente completar 18 anos de idade.
    O instituto de promoção do menor de sumaré proporciona assistência médica e medicamentos, pedagógica, social, psicológica, tratamento odontológico em consultório próprio.

  • VISÃO

    Sua finalidade é colocar em prática a oportunidade criada pela sociedade civil que permite a inserção social por meio de programas voltados a criança e ao jovem da comunidade. Trata-se de um resgate de cidadania e dos direitos humanos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

    VALORES

    O IPMS tem como princípios primordiais a ética, a tolerância, a responsabilidade e a transparência na execução de suas ações educativas. Esses valores são essenciais na formação para a cidadania nas sociedades modernas.

    PROCESSO DE SELEÇÃO

    O processo de seleção inicia-se quando o adolescente está com 15 anos de idade e após a fase de preparação, aos 16 anos é encaminhado para o estágio de aprendizagem. O término deste dá-se quando o adolescente completar 18 anos de idade.

    O Instituto de Promoção do Menor de Sumaré proporciona assistência médica e medicamentos, pedagógica, social, psicológica, tratamento odontológico em consultório próprio.

  • ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

    O Instituto de Promoção do Menor de Sumaré foi fundado em 1970 e até hoje vem proporcionando acesso à informática, leitura, reflexão sobre ética e cidadania, saúde, atividade culturais e outros atendimentos às necessidades do adolescente em desenvolvimento. A entidade tem dado prioridade ao desenvolvimento do projeto de Jovem Aprendiz, fundamental para a formação profissional e pessoal dos jovens.

    O IPMS se baseia nos princípios da autoestima, valorização, respeito à família em seu trabalho de orientação e incentivo para a formação humana de cada jovem.

    A entidade possibilita aos jovens o acesso ao mundo de trabalho por meio de capacitação profissional. O número de adolescentes já inseridos no mercado de trabalho pelo projeto gira em torno de 7 mil.

  • Entre em Contato

    • Endereço

      Rua Marco Liachi, nº 210,
      Vila Menuzzo – Sumaré

    • Telefone e E-mail

      Tel.: (19)3873-1785/3873-5085
      ipms@ipms.org.br
      www.ipms.org.br

    • Horários de Atendimento

      Segunda – Sexta
      8.00 am – 5.00 pm