Você pode fazer uma pessoa feliz agora, entre em contato conosco.

contato@sofic.com.br

ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE SUMARÉ

  • A Entidade

    DATA DE FUNDAÇÃOFundada em 24 de Setembro de 1987

    A Associação Pestalozzi é uma ONG que atua há mais de trinta anos na área da Educação Especial, oferecendo atendimento interdisciplinar a pessoas com múltiplas deficiências, com ações direcionadas à habilitação e reabilitação, visando a melhoria da qualidade de vida e bem estar biopsicossocial.

  • QUEM SOMOS

    A Associação Pestalozzi de Sumaré é uma Entidade filantrópica sem fins lucrativos fundada em 24 de Setembro de 1987. Tem como missão contribuir para melhoria da qualidade de vida da população de pessoas com deficiência assegurando o seu acesso a projetos que propiciem o atendimento especializado em habilitação e reabilitação; estimular a participação e inclusão da pessoa com deficiência em conselhos, fóruns oportunizando o exercício da cidadania, bem como a luta em defesa de seus direitos; propiciar programas de acolhimento ás famílias e geração de renda.

    MISSÃO

    Contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de seus familiares, garantindo seus direitos, assegurando o seu acesso a projetos que propiciem o atendimento especializado em habilitação e reabilitação, inclusão na rede regular de ensino e mercado de trabalho, oportunizando assim o exercício da cidadania.

  • QUEM ATENDEMOS

    Atendemos mais de 280 pessoas com deficiência intelectual e física, com diversos graus de severidade, abrangendo qualquer faixa etária.

    VALORES

    – Ética
    – Transparência
    – Responsabilidade Social
    – Solidariedade
    – Trabalho em equipe
    – Competência técnica
    – Comprometimento
    – Efetividade

  • ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

    A Associação Pestalozzi de Sumaré foi fundada em 24 de setembro de 1987. Iniciou suas atividades quando um movimento da comunidade reuniu-se com a finalidade de atender pessoas com deficiência severa.

    Em agosto de 1990, foi efetuado o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Sumaré para a contratação da equipe técnica. Em 1991, recebeu da prefeitura a doação de um terreno e, em 1996, inaugurou sua sede própria.

  • ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • SAÚDE

    Projeto de Estimulação Essencial (Toque Essencial): busca facilitar o processo de desenvolvimento da criança de o a 4 anos por meio da estimulação global, utilizando a sensibilidade, percepção e desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos, sensório- perceptivo, comunicação e socialização. A equipe terapêutica desenvolve um trabalho junto aos pais, abrindo espaço para o diálogo, compartilhando informações e promovendo ação preventiva e/ou de reabilitação, de interesse coletivo ou específico a cada caso.

    • Projeto de Atendimento Ambulatorial (Além do Horizonte): os atendimentos visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências severas; minimizar/evitar o aparecimento de deformidades e encurtamentos; melhorar as funções de coordenação motora, comunicação e alimentação (postura e deglutição); estimular as atividades de vida diária/prática e dar suporte e orientação às famílias.

    ASSISTÊNCIA SOCIAL

    Projeto SAF – Serviço de Atendimento Familiar: tem como objetivo oferecer o acolhimento psicossocial às famílias, terapias em grupos e individuais.

    • TECEARTE (Núcleo de Apoio às Famílias): tem como objetivo estimular a iniciativa das mães por meio de técnicas artesanais que possam gerar renda em sua comunidade, além da integração da pessoa no meio social, desenvolvendo o conhecimento mútuo e a participação em grupos, com trocas de experiências, proporcionando um suporte emocional e social.

  • EDUCAÇÃO

    Projeto de Inclusão Escolar (Ciranda da Inclusão): visa proporcionar inclusão na sociedade, aprendizagem significativa desenvolvendo habilidades e valores para a formação do benificiário como sujeito, verificando e intervindo na aprendizagem e no contexto escolar.

    Projeto de Autismo (Foco no Autismo): visa promover o desenvolvimento das pessoas com TEA (Transtorno de Espectro Autista), oferecendo oportunidades de desenvolvimento nas áreas da interação social, linguagem, comunicação, aprendizagem, atividades de vida diária e prática (AVD-AVP).

    Projeto de Oficina (Mãos Inclusivas em Ação): visa contribuir na capacitação das pessoas com deficiências acima de 16 anos, para incluir e adaptar ao convívio social, exercendo a cidadania por meio de apoio educacional e social. Conta com subprojetos como: Oficina Mercado de Trabalho, Oficina do Papel Reciclado, Oficina Padaria Artesanal e Oficina Terapêutica, que proporcionam ao beneficiário a compreensão dos valores e potencialidades como um cidadão, estimulando e incentivando sua independência de acordo com suas capacidades.

  • Entre em Contato