Somos uma Organização que reúne os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para participarem de capacitações, cursos e formações com o objetivo de disseminar conhecimentos, estimular o debate e aproximar as organizações para trocarem experiências, partilharem dificuldades e conquistas, e evoluírem em suas metas. Buscamos parcerias para gerar ações positivas e ampliar o poder de transformação e intervenção.

Apoiamos e assessoramos a organização de eventos, fóruns, conferências e seminários visando o fortalecimento e aperfeiçoamento da Rede Socioassistencial.

Realizamos visitas institucionais e reuniões técnicas para dar voz aos assuntos do universo social seja nas áreas da educação, saúde, direitos humanos, cultura, meio ambiente, entre outras e para identificar os desafios, lacunas e soluções que podem ser replicadas.

Quem Somos

Nossa Entidade

A SOFIC foi fundada em 25 de Setembro de 2001 e era administrada pelas Organizações Assistenciais do município de Sumaré-SP.

Criamos o 1° Fundo Comunitário Programa “Nota Fiscal Solidária”, amparado pela Lei municipal n° 4.968 de abril de 2010, que historicamente, foi a primeira ação coletiva realizada pelas organizações assistenciais do município.

Em 2009 demos início a Loja Social – Casa do Artesão que era um espaço para trocas de informações e experiências, exposição e vendas dos artesanatos confeccionados por artesãos participantes das entidades e artesãos cadastrados na SOFIC (individuais), sendo estes o protagonista das ações.

Nossos Serviços

Em conformidade com o disposto no artigo 3º da Lei nº 8.742/93 (LOAS-Lei Orgânica da Assistência Social) que define o perfil das entidades de Assistência Social e o CNAS em sua Resolução de n. 27 de 19/09/2011 definiu-se as características das Entidades de Assessoramento e Defesa de Direitos. Dessa forma, desenvolvemos o serviço de Assessoramento, enquanto “Assessoria Técnica, política, administrativa e financeira a movimentos sociais, organizações, grupos populares e de usuários no fortalecimento do seu protagonismo”.

Atualmente, apoiamos, assessoramos e capacitamos as OSCs (Organizações da Sociedade Civil) sem fins lucrativos inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social, os Conselhos Municipais afins ao SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e o Conselho Tutelar, no município de Sumaré, promovendo a defesa dos direitos humanos, apoiando e fomentando ações socioassistenciais, educacionais, ambientais e culturais junto ás famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais, de forma gratuita; ás organizações e movimentos sociais, bem como assessorar e propiciar o fortalecimento das instituições, sem fins lucrativos, cujo objeto esteja voltado para área social, cultural, educacional e ambiental, com foco no município de Sumaré e região.

Nossa Missão

Promover e fomentar o desenvolvimento social, econômico, cultural e humano por meio da articulação da Sociedade Civil e das organizações comunitárias.