Projeto “Participação” recebe prêmio do SEBRAE

A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, recebeu na tarde desta quarta-feira (29 de junho) representantes das entidades assistenciais da cidade para a apresentação dos dois selos do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor 2016 que o Município recebeu recentemente.

Esta premiação, na forma de certificados, reconhece dois importantes projetos implantados pela Administração Municipal a partir de 2013: o Projeto “Participação”, voltado à valorização das entidades beneficentes locais, e o “É Pra Já” – serviço municipal unificado de atendimento aos trabalhadores, autônomos e micro e pequenos empresários da cidade.

O encontro com as entidades aconteceu no auditório do “É Pra Já”, na Região Central, onde foram exibidos um vídeo institucional sobre a cidade e uma retrospectiva das ações desenvolvidas por meio do “Participação”, entre elas, os cafés “Ver para Crer” – realizados em parceria com a Sofic (Sociedade de Filantropia Comunitária), em 13 instituições beneficentes da cidade. Cristina estava acompanhada dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Fábio Guerra, e de Inclusão Social, Maria José de Araújo.

“As entidades são os autores principais deste projeto e estamos aqui para mostrar os resultados e fazer o resgate histórico do Projeto ‘Participação”.
Nós vamos seguir em frente, no aperfeiçoamento e consolidação deste trabalho para alcançar o público mais vulnerável na nossa cidade. A parceria entre a Prefeitura e as entidades deu certo e todos crescemos e amadurecemos juntos em prol de Sumaré”, agradeceu a prefeita Cristina Carrara.

O consultor do SEBRAE, Aldo Batista dos Santos Júnior, participou da apresentação e ressaltou a importância dos projetos implantados pela Municipalidade.

“No total, 21 cidades da região inscreveram suas ações, mas apenas sete projetos foram destacados, entre eles, duas iniciativas de Sumaré. Estas boas práticas servem de modelo para os outros municípios do Estado”, enfatizou Santos Júnior.
Outra iniciativa do projeto, o lançamento do livro “Participação – Cidadania que Transforma, Cidadania que Constrói”, lançado em maio de 2015 com a parceria da Unimed, também foi lembrado. O livro apresenta um panorama sobre a missão de cada entidade municipal conveniada com a Sofic (Sociedade Filantropia Comunitária). Também foram realizadas duas edições do “Food Truck ParticipAção”, reunindo um público superior a 18 mil pessoas, além de ações sociais e esportivas que aconteceram ao longo dos últimos três anos e meio a fim de promover as entidades assistenciais sumareenses.

“O balanço do ‘Participação’ até o momento é muito positivo, alcançamos nosso maior objetivo, de desenvolver ações que possam tornar as entidades autossuficientes para que elas possam ser proponentes de seus projetos, levando em conta a sua natureza, missão e vocação, a fim de agilizar a captação de recursos. Este reconhecimento do SEBRAE só foi possível graças ao comprometimento de cada instituição e nós só temos a agradecer por esta parceria tão valiosa para a cidade”, explicou Fábio Guerra. “Com a união de esforços entre a Administração e as entidades, conseguimos evoluir bastante nos últimos anos. Graças também à compreensão, disposição e ao interesse das instituições em trabalharmos juntos e o compromisso delas com a cidade que se reflete neste projeto com um todo”, completou Maria José de Araújo.

ENTIDADES
“O apoio que recebemos – a exemplo do ‘ParticipAção’ – é muito importante para a captação de recursos que viabilizem os projetos das instituições. Este ano conseguimos aprovar, pelo PROAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado), o projeto ‘Novo Som Sumaré’ para criação de uma mini orquestra no IBQ”, comentou Klaus Carvalho do Instituto Bem Querer (IBQ). “Este é um projeto que ajuda, e muito, a atrair olhares para as entidades”, completou Rosa Maria Góes da Silva, da Nisfram.
“Participar é importante exercício da Cidadania. Este é um projeto bem pensado, que agregou as entidades da cidade. É necessário atrair a sociedade e as empresas para este compromisso social e este selo do SEBRAE vem reafirmar a qualidade do trabalho sério desenvolvido pelas entidades e Poder Público em prol da cidade”, finalizou Breno Freire, representando a Sofic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *